sobre nós

ETAPA UAIMIÍ

 

A Floresta Estadual do Uaimii (FLOE Uaimii) foi criada pelo Decreto S/N de 21 de outubro de 2003, e tem como objetivo promover e proteger os mananciais para o abastecimento público, além da biodiversidade, as belezas cênicas e os sítios históricos da região. Localizada em Ouro Preto, no distrito de São Bartolomeu, também tem como alvo a promoção de pesquisas, o manejo florestal sustentável, a recreação, o turismo ecológico e a educação ambiental.

 

Com 4.398,16 hectares, a Floresta do Uaimii representa um dos mais destacados conjuntos de ecossistemas altimontanos de Minas Gerais, isolado em uma das mais elevadas e remotas nascentes do Rio das Velhas. Abriga parte de um dos maiores maciços florestais contínuos do Estado, o que possibilita a existência de espécies da fauna e flora consideradas raras e endêmicas, por isso, é considerada como importante unidade de conservação da natureza e espaço territorial dotado de recursos ambientais relevantes.

 

A FLOE Uaimii possui importante potencial para o uso público, mas por outro lado tambémpossui ambientes muito frágeis. Conforme recomendação de seu plano de manejo, essa condição impõe que o processo de fomento ao uso público da unidade de conservação ocorra de forma gradativa e bem planejada.A visitação naFloresta deve ser cuidadosamente planejada para que possa cumprir os objetivos de sua criação, além de funcionar como uma ferramenta de sensibilização da sociedade sobre a importância da conservação da biodiversidade e como um vetor de desenvolvimento local e regional.

 

A autorização para a realização do evento esportivo “Circuito Desafio Extremo Estrada Real – Etapa Uaimii” só foi possível em razão do contato prévio por parte dos organizadores, uma vez que questões como a segurança, conforto mínimo, infraestrutura básica e outras peculiaridades do evento puderam ser discutidas com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão gestor da unidade de conservação. Para que o evento fosse autorizado foram levadas em consideração todas as medidas necessárias para evitar danos na área protegida.

 

A unidade de conservação ainda não possui estrutura física para receber um grande público. O IEF está trabalhando para efetivar o plano de uso público a fim de que toda a sociedade possa, em breve, desfrutar desse patrimônio natural tão relevante.

 

Quem se interessar em conhecer mais sobre a Floresta Estadual do Uaimii pode entrar em contato com a gerência da FLOE Uaimii por meio do telefone (31) 3551-6193 ou fazer uma visita ao escritório, localizado no endereço BR 356, km 98 – Ouro Preto – MG.

 

Floresta Estadual

 

As Florestas Estaduais pertencem ao grupo de unidades de conservação de uso sustentável sendo de posse e domínio públicos. É uma área com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas e tem como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas.


Nas Florestas Estaduais é admitida a permanência de populações tradicionais que a habitam quando de sua criação, em conformidade com o disposto no regulamento e no Plano de Manejo da unidade.


A visitação pública é permitida, condicionada às normas estabelecidas para o manejo da unidade pelo órgão responsável por sua administração.


A pesquisa é permitida e incentivada, sujeitando-se à prévia autorização do órgão responsável pela administração da unidade, às condições e restrições por este estabelecidas e àquelas previstas em regulamento.


A Floresta Estadual deve dispor de um Conselho Consultivo, presidido pelo IEF e constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e, quando for o caso, das populações tradicionais residentes.

Contatos

Rua Rodrigues Caldas, 726,
sala 204 Santo Agostinho
Belo Horizonte, MG, 30190-120,
Brasil
(31) 3335-4623
desafioextremoestradareal@gmail.com